Norueguês ouve a Rádio Onda Viva AM 1490 a mais de 9 mil km de distância pelo rádio

Norueguês ouve a Rádio Onda Viva AM 1490 a mais de 9 mil km de distância pelo rádio

No dia de hoje, sexta-feira (09/04), a Rádio Onda Viva recebeu um e-mail de um habitante da Noruega, informando que, havia ouvido a Rádio Onda Viva AM 1490. Com a experiência de quem já ouviu entre 2.000 e 2.500 rádios de todas as partes do mundo, o norueguês Tore Vik se disse impressionado pelo fato de os sinais da Rádio Onda Viva terem atingido o sul da Noruega, a mais de 9.000 km de distância do Brasil.

Aos 71 anos de idade, o oficial aposentado Tore Vik é um DXista (ou dexista) – como são conhecidas as pessoas que têm como hobby ouvir transmissões de rádio oriundas de países distantes do local de recepção, utilizando um receptor de rádio tradicional. A sigla DX, do inglês, traduz-se como “distância X”, ou seja, uma distância desconhecida. Trata-se de um hobby que conquista cada vez menos adeptos, devido, entre outros motivos, à força das novas mídias, que permitem acessar, com maior facilidade e qualidade de som, a uma infinidade de rádios internacionais por meio da internet.

DXista há 57 anos, Tore Vik não fala nem escreve em português. Mas pediu para um que um grande amigo seu, chamado Rudolf Grimm, que mora em São Paulo, traduzisse a carta que enviou a Onda Viva. Nela o Norueguês pede confirmação que o sinal realmente pertence a nossa emissora:

Estou escrevendo para informar que os sinais de rádio de uma emissora de Brasil foi recebida um país muito distante, a Noruega, e estou anexando um arquivo com os sinais captados em 22.05.2014 às 21:00 horário Brasil. Estou impressionado que os sinais de vossa emissora de Araguari chegaram até um local tão distante, que fica a mais de 9.000 km de distância.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: