Imagem responsiva

Prefeitura realiza coletiva de imprensa para tratar sobre o Hospital de Transição e a UPA

Second slide

Ontem, 4, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde e da Procuradoria Geral do Município realizou uma coletiva de imprensa no Palácio dos Ferroviários. A finalidade foi esclarecer vários pontos a respeito do Hospital de Transição com Leitos de Longa Permanência e também informar sobre o credenciamento da UPA.

Segundo a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro de Moura, foi publicado um edital de chamamento para a gestão do Hospital de Transição com Leitos de Longa Permanência. “Esperamos que com esse hospital haja uma otimização dos leitos hospitalares existentes no município, porque o paciente vai deixar de ficar muito tempo na UPA, por falta de leitos, podendo usufruir desse hospital, onde terá um atendimento especializado” disse Soraya.

O hospital terá como finalidade atender as necessidades de usuários do Sistema Único de Saúde, durante algumas semanas ou meses, que necessitam de cuidados e atendimento multidisciplinar, 24 horas por dia, no âmbito de baixa e média complexidade. Ele é uma ideia que surgiu para aliviar os ambientes hospitalares, em situações em que pacientes com saúde frágil, ou portadores de doenças crônicas, saem de um hospital tradicional e necessitam continuar com os cuidados. De modo geral, o hospital de transição é capaz de promover cuidados especializados para pacientes frágeis, mas com horizonte de internação determinado.

Conforme a prefeitura, estão previstos 20 leitos para unidade hospitalar e o local, onde funcionava o Hospital de Campanha, está liberado pelo Ministério Público e pela Vigilância Sanitária.

A chefe da pasta de Saúde, também informou que a UPA não possui uma estrutura adequada para o atendimento aos pacientes que necessitam de um longo período de internação e que o Hospital de Clinicas da UFU passou por algumas mudanças administrativas, que dificultaram a transferência dos pacientes de Araguari.

De acordo com o prefeito Renato Carvalho (Republicanos), há dois meses a Câmara Municipal de Vereadores aprovou o projeto que visa criar um Hospital de Transição com Leitos de Longa Permanência. A previsão é que em aproximadamente 60 dias a unidade possa absorver os pacientes que permanecem por mais de 24 horas na UPA e ainda necessitam de cuidados médicos de baixa e média complexidade.

Vale destacar, que o município continuará encaminhando pacientes para a UFU e para a Santa Casa, pois a complexidade dos casos é diferente.

O prefeito Renato Carvalho ressaltou que em breve a subsecretária de Saúde, Laura assumirá a subsecretaria de Urgência e Emergência, sendo a gestora especializada no contrato da UPA e no contrato do Hospital de Transição. Segundo, a subsecretária de Saúde, esse novo setor realizará um trabalho de fiscalização, para cobrar um trabalho de excelência das empresas.

Outro assunto que foi abordado diz respeito ao processo licitatório que definiu a organização responsável pela gestão da UPA. A Procuradoria Geral do Município informou que foram feitos questionamentos de ordem judicial, onde o município recorreu e ganhou a ação no Tribunal de Justiça, mas também houveram questionamentos de ordem administrativa. Nesse caso, o certame foi suspenso, a prefeitura atendeu todas as determinações do Tribunal de Contas e enviou um comunicado.

O procurador Geral do Município, Leonardo Borelli também disse que não é possível saber qual organização irá gerenciar a UPA, devido a suspensão do certame e que um novo processo será aberto.

Na coletiva de imprensa também foram apresentados alguns dados sobre a Covid-19. Segundo Soraya Ribeiro, na última semana houve um aumento de 69% dos casos positivos no município. A cidade passou várias semanas sem nenhum óbito, mas nas últimas semanas 5 foram confirmados. Dentre eles, a pessoa mais jovem estava com 55 anos, com neoplasia, as outras pessoas tinham idades acima de 75 anos com comorbidades. Todos estavam vacinados, mas não receberam a dose de reforço, que é necessária, pois a vacina não confere imunidade permanente.

A secretária de Saúde, também destacou que a secretaria, através de convênio firmado com a Santa Casa de Misericórdia de Araguari e com o Hospital de Ituiutaba, realizou várias cirurgias de catarata, ginecológicas, ortopédicas, gerais (hérnia, retirada de vesícula, entre outras), de otorrinolaringologia. A Santa Casa realiza 10 cirurgias semanais. Existe uma previsão de realização de cirurgias pediatrias e a secretaria recebeu recurso para a instalação um tomógrafo, que vai passar pela Câmara, para a transferência desse montante ao Hospital Santa Casa.

O prefeito destacou que a secretaria de Admiração realizou a contratação dos profissionais que passaram no processo seletivo da Saúde e que até o início da próxima semana que as unidades atenderão com a quantidade certa de profissionais. Renato Carvalho também disse que há a possibilidade de ampliação dos horários de funcionamento das unidades de saúde dos bairros mais populosos.

Soraya Ribeiro finalizou explicando que com as novas contratações a secretaria estenderá o horário de funcionamento e descentralizará da farmácia municipal. O trabalho acontecerá inicialmente em seis pontos da cidade.

Second slide

Estúdio Ao Vivo


Imagem responsiva

First slide

Contato

Você tem alguma pergunta? Por favor, não hesite em me perguntar. Minha nossa equipe entrará em contato com você em questão de horas para ajudá-lo.

Imagem responsiva